COMO ESCOLHER UMA CADEIRA DE RODAS

Para escolher uma CADEIRA DE RODAS, considere os seguintes aspectos:





Peso do paciente

O peso do usuário será fundamental na escolha da cadeira, porque cada modelo tem uma capacidade máxima. Respeitar esse limite irá garantir o conforto e bem-estar do paciente durante o uso e evitará esforço extra do cuidador durante o deslocamento.

É importante observar que mulheres de quadril mais largo geralmente obtém mais conforto com cadeiras de largura de assento acima de 46 cm e pessoas obesas precisam de assentos de 50 cm.

Uma boa forma de encontrar o tamanho mais adequado do assento é medir o assento de uma cadeira ou poltrona que o paciente usa no dia a dia e onde se sente confortável.


Local de uso (interno ou externo)

As cadeiras classificadas como “de uso interno” são recomendadas para ambientes com piso liso. Elas tendem a ser mais pesadas, menos confortáveis e mais difíceis de manobrar.

As cadeiras classificadas para “uso externo” podem ser usadas em qualquer tipo de piso. Elas oferecem muito mais recursos: são mais leves, dobráveis e desmontáveis (facilitando o transporte e armazenamento), mais confortáveis (com almofadas de 5 cm de espessura no assento e encosto acolchoado), mais fáceis de manobrar e possuem rodas com sistema quick release (fáceis de retirar e colocar), além de possuírem apoio de braço escamoteável (que levanta e abaixa, facilitando a entrada e saída da pessoa).





Tempo de uso (contínuo ou esporádico)

O uso contínuo acontece quando a pessoa permanece na cadeira de rodas a maior parte do tempo, e também abrange casos de grandes deslocamento dentro e fora de casa.

O uso esporádico acontece quando a cadeira só é necessária para deslocamento interno (dentro de casa) ou para passeios, como no jardim, shopping, consultas ao médico etc.

Para ajudar a decidir o que vai atender às suas necessidades, aqui vão outras dicas mais


Espaço para circulação: É importante checar as medidas da cadeira para confirmar se ela passa sem problemas por portas e diferentes ambientes da casa. É recomendável que a largura total da cadeira tenha, no mínimo, 3 cm a menos que os vãos disponíveis.

Requisitos dos pneus: Os pneus infláveis precisam ser calibrados periodicamente para melhorar a performance e a durabilidade da cadeira.

Benefícios para a saúde. A cadeira é um meio de locomoção e importante aliada na recuperação do paciente, portanto vale a pena investir em um produto que seja confortável, resistente e prático.



PAPEL DA AVATTI: Estamos sempre prontos para ajudá-lo! Qualquer dúvida, entre em contato pelos nossos canais de atendimento (telefone fixo, celular, chat on-line e e-mail).
20 visualizações