REAPROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA: Como o cuidado e a rotina aproxima as pessoas – Avatti

Atualizado: Fev 16

No ano passado tivemos acontecimentos muito desafiadores e inesperados. Aprendemos a valorizar as coisas simples, a viver cada instante com mais intensidade e a agradecer por cada dia.


A pausa que o ano de 2020 nos obrigou a dar, mostrou como as rotinas corridas não nos permitiam viver com qualidade as nossas fases da vida. Por isso, é sempre importante integrar na sua rotina um momento de qualidade com aqueles que estão à sua volta.


Uma das grandes lições de 2020 foi aproveitar cada momento com a nossa família. Dedicar um tempo dentro da rotina para ficar com eles tornou-se prioridade.
Uma das grandes lições de 2020 foi aproveitar cada momento com a nossa família. Dedicar um tempo dentro da rotina para ficar com eles tornou-se prioridade.

REAPROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA: Como o cuidado e a rotina aproxima as pessoas


Qualidade x Quantidade


Você já refletiu sobre o tempo de qualidade que você usufrui com a sua família? Não estamos falando de sentar na sala e cada um no seu telefone, tablet e etc. Queremos saber do seu momento seja conversando, brincando, ou ouvindo o que o seu filho, filha, esposa, marido, mãe, pai querem falar.

A vida moderna não nos permite enxergar que não damos o que é de mais precioso para nós no dia de hoje: o nosso tempo – afinal, tempo é dinheiro.

Por isso hoje, nós te convidamos a refletir e pausar. Dentro da sua rotina e do seu dia, reserve um período (pode ser 20 minutos, 1 hora…) para realmente realizar alguma atividade com as pessoas que você ama.

Vamos deixar aqui algumas ideias de como aproveitar esse momento da melhor forma possível:

1- Refeição sem distração

Ao realizar as refeições, retire as distrações e procure conversar sobre como foi o dia de cada um. Conte histórias sobre o seu dia ou algo inusitado que aconteceu;

2- Brincadeira é coisa séria

Dedique 1 hora do dia para brincar com seus filhos. É preferível passar essa hora inteiramente dedicado a esse momento, do que ao longo do dia tentar dar atenção ao mesmo tempo que realiza outras tarefas;

3- Cozinha: o coração da casa

Escolham um dia da semana para preparar uma refeição especial juntos. Os mais velhos já diziam: a cozinha é o coração da casa. É na cozinha que todo mundo coopera quando é chamado: enquanto um pica as cebolas, o outro descasca as batatas;

4- Assistam um filme ou série juntos

Durante a sessão de cinema, a atenção é total para a tela, mas ao fim, discutir sobre as cenas e enredo pode render grandes conversas;

5- Pratiquem algum esporte ao ar livre

A pandemia ainda não acabou, por isso, ao realizar essa tarefa, procure lugares ao ar livre e sem aglomeração. Como estamos no verão, praticar esportes no início do dia ou no final da tarde pode ser a melhor opção para evitar o calor extremo;

6- Ajude seus filhos no dever de casa

Sabemos que pode ser uma tarefa menos divertida, mas não tem sensação melhor do que ajudar um filho a resolver um problema que, para ele, parecia impossível resolver.

7- Esteja disposto a ouvir

Pergunte como a outra pessoa está se sentindo e esteja disposto a ouvir! Muitas vezes o outro só precisa desabafar sobre algo que lhe aconteceu durante o dia.

No final de tudo, o que queremos dizer é que não é sobre a quantidade de horas disponível para esses momentos. O importante é a qualidade com que você escolhe aproveitar esse tempo.

3 visualizações