STAYCATION: Como curtir o final do ano em casa depois de um ano todo em casa?

Atualizado: Fev 16

O ano de 2020 foi atípico para todos nós, e temos certeza que não somos os únicos a precisar de umas férias. Mas enquanto a vacina do Covid-19 ainda não chega, precisamos pensar em novas formas de aproveitar as férias de verão sem sair de casa e com toda segurança. Que tal experimentar o Staycation?

STAYCATION: Como curtir o final do ano em casa depois de um ano todo em casa?
STAYCATION: Como curtir o final do ano em casa depois de um ano todo em casa?

STAYCATION: Como curtir o final do ano em casa depois de um ano todo em casa?


O que é Staycation?

Essa é uma nova forma de turismo que vem ganhando cada vez mais força, principalmente em tempos de pandemia. A palavra staycation vem da união da palavra em inglês stay (ficar) + vacation (férias). Ou seja, é “ficar de férias em casa”.

Ao invés de viajar por alguns dias para fora da sua cidade, você fica de férias em casa ou vai conhecer a região que você mora.


O que fazer na staycation?

Sabemos como é difícil passar as férias em casa depois de tanto tempo de quarentena, mas queremos deixar aqui algumas sugestões do que fazer enquanto a vacina não chega.

Leia livros ou assista filmes que te transportem

Temos quase certeza que quando você decide viajar para algum lugar novo, você pesquisa muito sobre os pontos turísticos para visitar, restaurantes para conhecer e cria um roteiro imperdível.


Pesquise por livros ou filmes da parte do mundo que deseja viajar. Procure por obras de autores nativos ou indígenas, que vivem ou foram criados no local. A perspectiva será muito mais ampla do que algo escrito por turistas.


Quando finalmente chegar o dia da viagem, a perspectiva histórica e cultural que você terá adquirido será enorme.

Se aventure na cozinha

No início da pandemia, nós escrevemos um post sobre saúde e bem-estar na quarentena e falamos sobre a importância em manter uma alimentação balanceada para ajudar o sistema imunológico.


Mas dessa vez estamos falando em realmente se aventurar na cozinha! Experimente uma receita nova e diferente que você nunca cozinharia no dia a dia. Se estiver sem ideia, na internet existem diversos vídeos e sites com receitas deliciosas.

Jogue um novo jogo antigo

Ficou confuso? Calma que é mais simples do que parece. Que tal ir a uma loja de antiguidades e comprar um PlayStation 1, Nintendo64 ou até mesmo um Atari?


Vocês ainda podem promover um campeonato em família, fazer petiscos e decorar a casa com luzes especiais para dar mais emoção ao jogo. Pisca-pisca de Natal também podem ajudar a criar o ambiente perfeito para esse momento.


Essa pode ser uma experiência em família muito nostálgica e divertida para todos.

Visite um museu virtualmente

Se não podemos ir até o museu, o museu pode vir até nós.


Um bom roteiro de um viajante deve sempre incluir ao menos um museu para conhecer a história do local a ser visitado. Como, nesse momento, o nosso foco é ficar em casa, podemos apreciar as memórias e culturas online.


Reserve um dia da sua Staycation para realizar o tour virtual nos museus pelo mundo. Sabemos que não é o mesmo que ver as artes pessoalmente, mas vamos pensar no lado positivo: não é preciso pegar horas de filas ou pagar caro para ter acesso a essas obras.


No Google Arts & Culture é possível conhecer diversas artes e museus pelo mundo inteiro. No site do Museu do Louvre você pode fazer o tour 360 e passar por todas as coleções.

Faça um acampamento na sala de casa

Dormir em um ambiente diferente do nosso quarto pode ser divertido. Se você tem um quintal, aproveite o espaço ao ar livre, monte as barracas, coloque umas toalhas e almofadas no chão e conte histórias.


Se não tiver essa opção, a sala de casa pode ser o local perfeito para pendurar uns lençóis por cima das cadeiras e brincar com as crianças.


Não é preciso muito para tornar esse momento em família divertido. O importante é criar memórias inesquecíveis.

Traga a viagem para dentro de casa

Se os seus planos de viajar para outro país ou cidade foram cancelados, que tal transformar a sala da sua casa numa experiência?


Vamos imaginar que você viajaria para Paris e planejou fazer um piquenique no Jardim do Trocadéro aos pés da Torre Eiffel.


Transporte essa experiência para dentro da sua casa. Coloque uma toalha de piquenique no chão, prepare lanches, uma boa garrafa de vinho e uma playlist com músicas francesas.


É preciso um pouco de imaginação e criatividade para viver essa experiência, mas pode ter certeza que pode render boas conversas e risadas.

Sabemos que estas não serão férias muito comuns, mas com um pouco de imaginação e bom humor, podemos passar por estes momentos de forma mais leve e divertida.

4 visualizações